Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quarta-feira, 23 de junho de 2010



DESTAQUE AMBIENTAL 2010

Realizou-se, na última quinta-feira, dia 10 de junho, no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-SUL) a oitava edição do Troféu Destaque Ambiental. Segundo o presidente do CEA-SAPUCAIA, idealizador do evento, o objetivo do mesmo é reconhecer as pessoas, entidades, órgãos públicos entre outros que estão fazendo um bom trabalho em defesa do meio ambiente. “Os agraciados com o troféu”, comenta Odi, “servem como modelo ou referência para que outros iniciem boas ações em favor da natureza”.
Neste dia, foram agraciadas com o troféu várias personalidades e entidades: a Escola municipal miguel couto de Nova Santa Rita, Leonardo carvalho bastos (técnico de operação da REFAP), Cilon rodrigues estivalet (técnico ambiental da METROPLAN), a empresa advogados associados (nas pessoas de Kirsch, Lopes e Lunardi), aldeia dos índios caingangues do bairro Feitoria em São Leopoldo, o aterro sanitário da cidade de Sapucaia do Sul, Ivo roque Tomazzelli (diretor do parque zoológico de Sapucaia do Sul), Jornal folha do povo (um segmento do Grupo Equipe Comunicações), Manuel Erci Gomes dos Santos (presidente do Conselho de Meio Ambiente da cidade de Esteio) e Wanderlei logue (proprietário rural simpatizante com as causas ambientais).
Em cada edição do evento, além da entrega de troféus, ocorre também a entrega de diplomas de honra ao mérito ambiental. O diploma é concedido a pessoas que são iniciantes na defesa do meio ambiente e que, em suas atividades, prestaram serviços à causa ambiental. O CEA-SAPUCAIA considera que, no futuro, estes agraciados com o diploma poderão receber uma distinção ainda maior. “Entendemos que o diploma é um despertar das pessoas para um trabalho de maiores dimensões, o que significa dizer que é uma preparação para o troféu”, afirma Odi Silva.
Nesta edição do evento, foi feita uma homenagem especial para a aldeia dos índios caingangues, que tiveram a oportunidades de expor no saguão do IF-SUL os seus produtos artesanais. O índio caingangue e professor Dorvalino Cardoso, cantou uma música na língua caingangue, a qual mencionava que tudo que era feito por eles, o faziam pedindo o apoio do criador. A canção executada pelo professor comoveu a platéia que estava presente a qual acompanhou o refrão da canção com as mãos levantadas.
O CEA-SAPUCAIA considera que os povos indígenas são referências de convivência harmoniosa com o meio ambiente. Odi Silva ainda ressalta que “o troféu destaque ambiental está plenamente consolidado como um certificado de boas ações em defesa do meio ambiente e estamos muito felizes que essa distinção oferecida pelo CEA-SAPUCAIA se transformou no maior qualificativo de boas ações em prol do meio ambiente em toda a região e estado”. Odi Silva, ainda asseverou que os resultados obtidos até a presente edição foram bastante positivos, o que incentiva para que realizemos novas edições, continuando com este trabalho gratificante que é a causa ambiental.





Nenhum comentário:

Postar um comentário