Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA ANO DE 2010

Foi realizada no dia 22 de março uma atividade por ocasião da passagem do Dia Mundial da Água. Este evento ocorreu na localidade do Pesqueiro, no bairro Carioca em Sapucaia do Sul às 14h da tarde. Estavam presentes representantes de entidades e autoridades do município nas pessoas do secretário de trânsito Ivan Braz Conceição, o diretor de agricultura Sérgio Viero, o diretor do Parque Zoológico de Sapucaia Roque Tomazelli, além do extensionista da Emater Edgar Sganzella, e de integrantes do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA e estudantes de escolas de Esteio e Sapucaia do Sul.
O presidente do CEA-SAPUCAIA, o ambientalista Odi Silva, falou aos presentes a respeito da importância do Dia Mundial da Água, ressaltando a necessidade desta atividade a fim de esclarecer que a água é um bem essencial à vida. O presidente do CEA-SAPUCAIA mencionou, ainda, que é visível o crescimento da poluição em nossos arroios e no Rio dos Sinos, além de haver uma falta de cuidado com os banhados e as nascentes os quais, de acordo com Odi Silva são os alimentadores deste rio, responsável pelo abastecimento de muitas cidades da região metropolitana. Odi Silva também lançou neste dia a segunda edição do Concurso de Redação nas Escolas sobre o Rio dos Sinos. Maiores informações sobre este concurso podem ser obtidas no blog do CEA-SAPUCAIA: http://www.cea-sapucaiadosul.blogspot.com
A atividade do Dia Mundial da Água contou com a presença do representante do Projeto Nascentes, Pepo Kerschner da parte da Empresa Multti Serviços Tecnologia Ambiental Ltda., a qual lançou há dois anos o referido projeto em parceria com o CEA-SAPUCAIA e a secretaria do meio ambiente.
Participaram da atividade cinco escolas, sendo quatro de Sapucaia do Sul, E.E.E.F. Miguel Gustavo, E.E.E.F. Maria Emília de Paula, E.E.E.F. Olaria Daudt e Ulbra São Lucas e uma do município de Esteio E.M.E.F. Oswaldo Aranha. O presidente do CEA-SAPUCAIA declarou ainda que “nós gostamos de trabalhar com a educação ambiental com as crianças na medida em que elas se comportam como multiplicadores, levando para suas residências as nossas mensagens a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente; desta forma, elas fazem sua contribuição para que tenhamos uma melhor qualidade de vida, alertando para a questão da preservação das reservas ambientais (água limpa, ar puro, entre outros).
De acordo com estimativas do CEA-SAPUCAIA, estiveram presentes no evento aproximadamente quatrocentas pessoas entre alunos, professores, ambientalistas, autoridades e comunidade em geral.