Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

terça-feira, 17 de março de 2009

PALESTRA NO CENTRO DE FORMAÇÃO TERESA VERZERI

Palestra no Centro de Formação Teresa Verzeri

Porto Alegre- RS Brasil

No dia 13 de março de 2009 o Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA, foi convidado pelo Centro de Formação Teresa Verseri para ministrar uma palestra sobre a água este bem que é indispensável para a vida. Estiveram presentes o presidente do CEA-SAPUCAIA Odi Silva e o membro da sua entidade Rodrigo Christino, ao se referir sobre a água Odi disse este bem que precioso para a vida precisa de maiores cuidados. Diariamente as cidades jogam seus esgotos dentro dos arroios e a população larga seus residos como: lixo, animais mortos, pneus velhos, moveis, que a corentesa leva para os rios além dos esgotos indústriais que também aumentam a carga de poluentes. Depois as companias de saneamento retiram está agua do rio para fazer tratamento e depois ser consumida pela população. Más depois da água estar poluída com metais pesados( mercúrio, cromo, chumbo etc), o tratamento não consegue mais retira estes produtos que são canceriginos e depois de estar diluído na água não podem ser retirados no tratamento, quando pegamos um copo de água em nossa casa estão presentes as substâncias quimicas continuam presentes na água. E quem é responsável por tudo isso se não são as pessoas?

A nossa entidade não tem fins lucrativos somos uma organização não governamental que lutamos para construir um mundo melhor se não ao menos para que ele não se degrade ainda mais. Somos voluntários(aposentados, donas de casa, professoras, estudantes), que ao em vés de estar em nossas casas confortávelmente descansando saímos para o trabalho principalmente fazendo a educação ambiental, procurando transmitir as pessoas mensagens de que cada um de nós pode fazer um pouco e a nossa cidade poderá se tornar melhor. Costumamos ir quando convidados em escolas, clubes de mães, CTGS, salões paroquiais, associações comunitárias e até universidades levando está mensagem. Gostamos de trabalhar com o tema água que é urgente acharmos uma soluçã0o que amenise o problema da poluição que se agrava cada vez mais.

Exibimos um video documentário de nossa criação que fala sobre a situação que se encontra o Rio dos Sinos, mostrando as riquezas de suas nascentes de águas cristalinas procurando abordar a importância deste rio que abastece 32° cidades do seu vale mais de dois milhões de pessoas. Tendo suas nascentes limpas este mesmo rio apresenta locais de poluição intensa, pois em outubro de 2006 morreram mais de 100° toneladas de peixes entre as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Estive no local que foram retirados peixes mortos e tinha um odor insuportável, apesar de ver os peixes mortos tanto alimento jogado fora o que mais me impresionáva que está água seria consumida pela populção depois de tratada, más os metais pesados que mataram os peixes ainda estavam presentes. Vamos refletir um pouco sobre toda está trágedia que aconteceu no Rio dos Sinos e o que cada um de nós poderia fazer para que não se repita.



,