Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CEA-SAPUCAIA PARTICIPA DA QUARTA CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE

A cidade de Esteio sediará a quarta conferência de meio ambiente a ocorrer na Casa de Cultura da referida cidade no dia 06 de outubro do corrente ano. A atividade terá início às 13:00 da tarde e se estenderá até as 17h.
Várias palestras estão programadas para serem apresentadas durante o andamento da conferência. Durante o evento, ocorrerá uma exposição de painéis, abordando o uso de energias alternativas e outras pesquisas. A comissão organizadora da conferência será presidida por Manoel Erci dos Santos, integrante do Conselho de Meio Ambiente (COMAM) da cidade de Esteio.
O presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA Odi Silva fará uma palestra durante o andamento das atividades da conferência. Nesta palestra, o ambientalista abordará a importância da preservação de mananciais de água existentes nos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Odi Silva, que possui um extenso trabalho de defesa do meio ambiente abordará a questão da poluição do Rio dos Sinos, enfatizando que, se o rio se encontra poluído, muito dessa poluição é recebida de seus afluentes.
Com efeito, os arroios são os contribuintes do Rio dos Sinos em volume de água. Este rio, desde a sua nascente, recebe a contribuição de vários arroios em seu curso. São eles que abastecem o rio. Também são importantes os banhados, pela sua função de colaboradores do volume de água dos arroios para estes o levarem para o rio.
Odi Silva costuma comentar em suas palestras sobre os mananciais de água que, se as nascentes e banhados secarem, há uma grande probabilidade de o Rio dos Sinos morrer, tendo em vista que não terá o auxílio dos afluentes para manter o seu nível de maneira satisfatória, o que tornará crítica a situação de abastecimento de água nas cidades. Por isso, Odi Silva enfatiza que devemos cuidar das nascentes e dos banhados para que as suas águas continuem abastecendo o rio dos Sinos para que ele possa continuar fornecendo este líquido tão precioso que é sua água para as cidades de seu curso.
PROGRAMAÇÃO
ÀS 13:00 ABERTURA
14:00 PALESTRAS DE POLITICA PUBLICA
15:00 DOCUMENTÁRIO DOS MANANCIAIS (ODI SILVA)
15:20 QUALIDADE DA ÁGUA DO MUNICIPIO DE ESTEIO
CLUBE DE MÃES MADRE PAULINA RECEBE PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE E PLANTAS MEDICINAIS

O Clube de Mães Madre Paulina recebeu a visita do ambientalista Odi Silva, presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA. Odi Silva, em sua palestra abordou o meio ambiente em Sapucaia do Sul, fazendo um especial comentário sobre o Arroio José Joaquim.
Este arroio é o principal afluente do Rio dos Sinos em Sapucaia do Sul. O ambientalista em sua palestra, procurou enfatizar a importância deste arroio para a cidade. A sua importância se dá pelo fato de ser um importante contribuinte do volume de água do Rio dos Sinos, o que ajuda este rio a manter o seu nível. O arroio José Joaquim nasce na região dos Morros possuindo, em sua nascente, uma água de grande valor pelo seu alto grau de pureza. Entretanto, quando o curso deste arroio atinge a cidade, recebe uma grande quantidade de poluição devido aos esgotos que nele são despejados, além de nele ser lançado muito lixo, móveis velhos e animais mortos dentro de seu leito.
Um outro tópico da palestra de Odi Silva foram as plantas medicinais, assunto este que é de seu grande conhecimento. O ambientalista costuma enfatizar que gostaria de transmitir este conhecimento para o maio número possível de pessoas para que dele possam se valer e para que essas informações não se percam com o passar das gerações.
Estavam reunidos no Clube de Mães Madre Paulina aproximadamente cinqüenta pessoas, dentre as quais as senhoras dirigentes do clube e demais pessoas que fazem parte do programa de atendimento social desenvolvido por este clube de mães, que, dentre outras atividades oferece benefícios a pessoas carentes tais como roupas e produtos de alimentação.
Odi Silva menciona que o seu objetivo em levar esse conhecimento para as pessoas é para que elas entendam que a natureza é boa e nos oferece uma quantidade infinita de benefícios. Por isso, segundo Odi Silva, devemos cuidar do meio ambiente para que ele continue sempre a nos brindar com seus benefícios, tais como água pura, ar limpo e plantas medicinais para todos os males.
UM HISTÓRICO DE SAPUCAIA DO SUL

Durante a semana de Sapucaia do Sul, o presidente do CEA-SAPUCAIA Odi Silva foi convidado pela Escola Municipal Hugo Gerdau para ministrar uma palestra para um grupo de alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
O presidente do CEA-SAPUCAIA, ao falar para um público de oitenta participantes, comentou sobre o acidente aéreo ocorrido no morro do Chapéu, acontecido há sessenta anos. Falou a respeito da trajetória do vôo, tendo vindo este do Rio de Janeiro e, ao tentar pousar na base aérea de Gravataí, não teve condições de visibilidade, pois um grande nevoeiro assolava a região naquele dia.
Tentou pousar por mais uma vez, não tendo conseguido visibilidade. Quando o piloto tomou a iniciativa de executar uma terceira manobra para ir em direção a pista de pouso, abriu muito seu raio de vôo, permitindo que a aeronave passasse pela região de morros a oeste da capital. Além disso, o piloto optara por voar baixo (aproximadamente trezentos metros de altura) a fim de que pudesse se orientar para ter uma maior visibilidade do lugar onde se encontrava. Estando voando a esta altura, acabou por chocar-se contra o morro do Chapéu, uma das elevações da região que possui a mesma altura em que voava a aeronave.
Odi silva também falou sobre o principal arroio de Sapucaia do Sul, o arroio José Joaquim, que classifica como “uma dádiva da natureza”, expressão esta que intitula o novo documentário do CEA-SAPUCAIA, exibido para os alunos naquele dia.
A professora Estela Camargo, integrante deste grupo de alunos, mencionou que este histórico do município, valoriza as pessoas que moram aqui, visto que tomam conhecimento sobre a história de sua comunidade, os que os torna mais valorizados como pessoas.
Odi Silva mencionou que tem muito prazer em falar sobre as coisas de sua cidade, já que, tendo nascido e se criado neste município, acredita que reúne muitos conhecimentos para transmitir às novas gerações para que seja ainda mais valorizada a relação destas com a cidade.