Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CONCURSO DE REDAÇÕES E DESENHOS 2009
TEMA: RIO DOS SINOS
REGULAMENTO

1) O CONCURSO ABRANGERÁ O ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PRÉ-ESCOLAR.
2) SERÃO PREMIADAS AS 5 MELHORES REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO, FUNDAMENTAL E PRÉ-ESCOLAR( DESENHO)
3) CEA-SAPUCAIA NÃO FARÁ JULGAMENTO DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA E GRAMÁTICAL E SIM SÓ DO CONTEÚDO.
4) O CEA-SAPUCAIA TERÁ UMA COMISÃO ORGANIZADORA PARA COORDENAR OS TRABALHOS E DE ESCOLHER AS MELHORES REDAÇÕES E DESENHOS VISANDO O MELHOR CONTEÚDO SOBRE O RIO DOS SINOS.
5) A RESPEITO DA ESCOLHA DAS MELHORES REDAÇÕES, A AVALIAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO CEA-SAPUCAIA SERÁ SOBERANA E IRRECORRÍVEL.
6) AS ESCOLAS ESCOLHERÃO AS MELHORES REDAÇÕES DENTRE AS FEITAS PELOS SEUS ALUNOS DAS CATEGORIAS ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PRÉ-ESCOLAR. E CADA ESCOLA SO PÓDERA MANDAR UMA REDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO, UMA DO ENSINO FUNDAMENTAL E UM DESENHO DO PRÉ ESCOLAR.
7) CEA SAPUCAIA RECEBERÁ AS REDAÇÕES E OS DESENHOS DAS ESCOLAS ATÉ O DIA 15 DE OUTUBRO DE 2009. AS REDAÇÕES E DESENHOS PELO EMAIL: ceasapucaia@hotmail.com As escolas que não tiverem escaner poderão mandar os desenhos da pré-escola via correio, no endereço AV. RUBEM BERTA N° 322 SAPUCAIA DO SUL para comissão organizadora.
8) DIA 09 DE NOVEMBRO SERÃO COMUNICADOS OS ALUNOS E AS ESCOLAS VENCEDORAS DO CONCURSO DE REDAÇÕES E DESENHOS O LOCAL E HORARIO DAS PREMIAÇÕES.
9) A ENTREGA DAS PREMIAÇÕES DOS VENCEDORES SERÁ NO DIA 16 DE NOVEMBRO DIA DO RIO DOS SINOS.
10) PODEM PARTICIPAR DO CONCURSO AS ESCOLAS PARTICULARES, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE QUALQUER MUNICIPIO. Contatos: Contatos: fone: 3474-7686; Cel.: 9374-5990 E-mail : cea_natura@hotmail.com E-mail: ceasapucaia@hotmail.com Blog: www. cea-sapucaiadosul.blogspot.com/
PROJETO NASCENTES


O Projeto Nascentes em uma parceria realizada entre O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA, a empresa Multti Serviços tecnologia Ambiental Ltda e a secretaria do meio ambiente de Sapucaia do Sul. Essa parceria teve como objetivo primordial despertar nas pessoas a consciência da importância das nascentes, já que estas abastecem o rio com as suas águas.
A primeira edição do Projeto Nascentes realizou-se no ano de 2008. Durante todo este ano, todos os meses, realizamos atividades diversas, tendo sempre como convidada uma escola diferente. Desde a primeira edição, o propósito é realizar uma atividade em alguma nascente ou arroio, que abastece o Rio dos Sinos. Neste ano de 2009, realizamos primeira edição do evento, tendo como convidada a Escola Estadual Miguel Gustavo.
O evento consistiu de dois momentos. Primeiro, foi ministrada uma pelo presidente do CEA-SAPUCAIA Odi Silva, e, após, foi feita uma visita ao arroio Mem de Sá. Durante a palestra, Odi Silva falou sobre a água existente no planeta Terra e enfatizou que, no município de Sapucaia do Sul, há um sério problema com relação à poluição da água, conforme se verificou, posteriormente, na visita que feita pelos alunos ao arroio Mem de Sá, acompanhados das pessoas presentes.
O engenheiro ambiental João Martins, da empresa Multti Serviços, manifestou estar satisfeito com os resultados obtidos pelo projeto do qual ele, desde o início, fora um grande incentivador. João Martins declarou também que está certo de que o ano de 2009 será de grande crescimento para esta atividade.
O diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Jorge da Silva, afirmou que este projeto deve continuar em 2009 com o apoio da sua secretaria, tendo em vista que é de grande viabilidade com relação à causa ambiental.
A diretora da Escola Estadual Miguel Gustavo, Beatriz Oliveira dos Santos, asseverou que sentiu-se muito feliz em participar desta atividade e que seus alunos estavam entusiasmados com tudo o que aprenderam. Para mostrar seu aprendizado, fizeram cartazes com mensagens em prol da causa ambiental e cantaram músicas em defesa do meio ambiente.

COMENTÁRIOS SOBRE O PROJETO NASCENTES
MOMENTOS DA PALESTRA MINISTRADA PELO PRESIDENTE DO CEA-SAPUCAIA ODI SILVA


MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS




CAMINHADA ECOLÓGICA EM DEFESA DO ARROIO MEM DE SÁ





HOMENAGEM AO ARRIO MEM DE SÁ



OS ALUNOS DA ESCOLA MIGUEL GUSTAVO EM DEFESA DO ARROIO MEM DE SÁ