Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

OS NOVOS DEFENSORES DO CEA-SAPUCAIA


ADILSON JOSÉ LUNARDI, LUÍS FERNANDO KIRSCH, JOÃO CLAUDIO S.LOPES
Os advogados Kirsch, Lopes e Lunardi, são os novos procuradores do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA. De acordo com os novos defensores do CEA-SAPUCAIA “Sendo o Meio ambiente um bem comum e a sua conservação um dever de todos Kirsch, Lopes e Lunardi, advogados que atuam na cidade de Sapucaia do Sul, apoiam a defesa dos direitos do meio ambiente”.
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA se sente muito honrado em receber este apoio dos eminentes advogados que com certeza nos darão um suporte muito grande para o nosso trabalho em defesa das causas do meio ambiente.
Odi Silva
Presidente
CEA-SAPUCAIA

DIA MUNDIAL DA TERRA ANO DE 2009 QUARTA EDIÇÃO

ENTREVISTA DADA A TV UNISINOS

No dia 21 de abril de 2009, o presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA, Odi Silva, concedeu uma entrevista no programa Vale Mais da TV Unisinos e falou sobre várias questões relacionadas ao meio ambiente, sobretudo situações da atualidade tais como a poluição do ar e da água, os quais têm sido grandes favorecedores do aumento do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Odi comentou que, com efeito, encontramos atualmente nas cidades a poluição dos recursos hídricos, principalmente dos nossos arroios, em cujas nascentes, curiosamente, as águas são puras e cristalinas. No entanto, Odi apontou que estes mesmos arroios de nascentes puras, ao passarem pela cidade, recebem dela uma grande carga de materiais poluentes tais como esgotos domésticos, lixo que é jogado na correnteza tal como plásticos, móveis velhos, pneus e até o despejo de animais mortos. Estes materiais são levados para o Rio dos Sinos, juntando-se com outros poluentes que lá já existem. Esta água é captada para tratamento e para depois ser distribuída nas cidades. Odi comentou que esta água, após passar pelo processo de poluição, não retorna ao seu estado natural, encontrado nas nascentes dos arroios e do próprio Rio dos Sinos.
Outro foco das reflexões do presidente do CEA-SAPUCAIA foi a poluição do ar. Odi asseverou que o ar poluído nas cidades pode causar até doenças pulmonares, devido ao seu forte teor de poluição. Para a poluição atualmente constatada, não existe arborização suficiente nas cidades para que o problema da poluição não seja amenizado.
Segundo o presidente do CEA-SAPUCAIA, o Dia Mundial da Terra foi criado em 2005, tendo o objetivo de fazer uma reflexão juntamente com os alunos de várias escolas e com a comunidade em geral. O evento constitui uma forma de se lembrar a gravidade dos problemas relacionados ao meio ambiente que vivemos nos tempos atuais. A reflexão maior que tem sido feita ao longo das edições deste evento consiste no que cada um de nós pode fazer na sua cidade, na sua rua para diminuir este problema ou pelo menos, para que ele não continue no grau em que se encontra atualmente.
Com efeito, são evidentes os resultados negativos no meio ambiente causados pela ação indiscriminada do ser humano tais como o aquecimento e as mudanças climáticas, fatores estes que têm afetado as populações dos mais diversos países do globo. O evento do Dia Mundial da Terra tem de continuar fazendo esta reflexão a fim de que sirva de alerta para todos nós.