Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Visita à nascente do Arroio José Joaquim




Visita à nascente do Arroio José Joaquim

O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA, promoveu uma visita dos alunos da APAE de Sapucaia do Sul e alguns familiares em uma das nascentes do Arroio José Joaquim na Fazenda dos Prazeres na zona rural de Sapucaia do Sul no sitio do senhor Julio Schiling. A comitiva da APAE com aproximadamente 50 alunos,
entre professores e familiares.Foram visitar a nascente devido a um trabalho que estão realizando ainda sobre a semana mundial da água. Segundo a professora Aline Caprioli ela gostaria de mostra que a água das nascentes possui um teor de pureza em quanto os arroio que passa na cidade fica completamente poluído devido aos detritos que são jogados dentro dele(lixo, animais mortos, entulhos de construção e podas de árvores além de móveis velhos), e está água que passa por ali vai direto para Rio dos Sinos e depois de se torna completamente poluída então vai para
o tratamento, mas não volta mais ao normal, de acordo como ela estava na nascente. Precisamos mudar este pensamento e cuidarmos melhor da água para que ela possa ter melhor qualidade concluiu a professora Aline Caprioli. O presidente do CEA-SAPUCAIA Odi Silva disse que tem uma grande satisfação em fazer este trabalho procurando conscientizar as pessoas sobre a importância cuidarmos melhor dos nossos mananciais de água, pois a água é este liquido preciso que temos para beber e dela depende nossa vida. Se não cuidarmos das nascentes das nossas águas a qualidade da água do rio cada vez fica pior porquê o rio é a continuação das nascentes.” Se as nascentes secarem o rio morre” concluiu Odi Silva.
O proprietário do sitio Julio Schiling disse que recebe com muita satisfação as pessoas que visitam o seu sitio para admirar as belezas que tem e disse que seu sitio está aberto para voltarmos quando quiser pois ele também acha que depende de nós para mudarmos a situação que se encontra o ambiente natural já completamente degradado.

PALESTRA NO CENTRO DE FORMAÇÃO TERESA VERZERI





O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA esteve fazendo uma palestra sobre meio ambiente com a exibição com um vídeo documentário sobre a situação que se encontra o Rio dos Sinos, que nas suas nascentes encontra-se completamente preservado enquanto na sua parte baixa Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia, Esteio e Canoas encontra-se completamente poluído. O presidente do CEA-SAPUCAIA pediu aos alunos deste centro de formação que refletissem um pouco. Se na nascente ele se encontra preservado e mais adiante está poluído, então quem joga está poluição dentro de seu curso? Na verdade já sabemos que é o ser humano que faz tudo isso contra o rio que ele vai precisar tirar água para beber. É um contrascenso à água elemento vital para nossas vidas. O CEA-SAPUCAIA faz este trabalho sem custo nenhum, apenas por acharmos que somos também responsáveis para construir um mundo melhor para se viver, somos um ONG sem fins lucrativos, trabalhamos vonlutáriamente para dar a nossa contribuição, para que as novas gerações entendam que tudo depende da nossa iniciativa.”O futuro será o que nós fizermos no dia de hoje”.