Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

sábado, 25 de abril de 2009

Entrevista dada a TV Recorde sobre a estiagem em Sapucaia do Sul.

A TV RECORD esteve em Sapucaia do Sul no dia 24 de abril de 2009, verificando sobre como está à estiagem. E levamos à reportagem a lavoura de hortaliças do casal Adelmo e Irlene Winkel e verificamos que as perdas nesta lavoura já chegam a 30%.
Este tipo de planta é muito sensível para a falta de água, principalmente quando acontecem em dias de sol forte sobre a cultura. Os produtores rurais nos disseram que os açudes que reservam a água para as hortaliças só da para mais 15 dias, após este prazo as perdas podem a chegar a 50% praticamente inviabilizando uma colheita razoável. Se não chover seremos obrigados a tomar outras providencias procurando alternativas até quem sabe pedir o apoio de um caminhão pipa para suprir as necessidades mais urgentes inclusive de consumo domestico e para ser dado aos animais. Concluíram os agricultores.
O presidente da associação rural de Sapucaia do Sul Odi Silva manifestou a sua preocupação já que a região rural está sofrendo duras perdas em virtude da estiagem e estamos numa localidade onde a predominância é de pequenas propriedades que não tem muitos recursos para se manterem numa situação adversa como está concluiu o presidente Odi Silva.