Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CAMPANHA PELA PRESERVAÇÃO
DO HORTO FLORESTAL
DE SAPUCAIA DO SUL-RS

No último dia 22 de junho, às 14h, houve uma reunião na sede do Projeto cidadão 21, na qual foi promovido um encontro entre entidades representantes da Fundação Zoobotânica, Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo (na pessoa de seu secretário Darci Zanini), o diretor do Parque Zoológico Ivo Roque Tomazzelli, além de representantes de Associação de moradores e o presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA, Odi Silva.
O objetivo da reunião consistiu em uma discussão a respeito da criação de condições para a preservação do parque que leva o nome de seu criador Padre Balduíno Rambo, mas que também é conhecido como Horto Florestal. Este parque está situado na divisa entre as cidades de Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Sua flora é caracterizada, entre outros elementos, pela abundância de eucaliptos. Entretanto, dispõe também de um sub-bosque de matas nativas em grande desenvolvimento.
Na reunião foi decidida a criação de um grupo de trabalho entre as pessoas e entidades presentes para a busca de soluções para a preservação do parque. O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA tem uma grande preocupação com este parque, pois, como diz o presidente da entidade, Odi Silva, “este parque precisa de maiores cuidados, pois está ameaçado pela pressão por espaço para moradias e também por interesses econômicos não-comprometidos com a preservação do meio ambiente”.
Odi Silva ressaltou ainda que “este parque é um patrimônio natural da região metropolitana. É um verdadeiro pulmão verde. Quem deseja verificar esta realidade, procure passar pelo parque, através da faixa que divide as duas cidades e sinta o ar que se respira ali, para ver como não apenas é fresco, mas também puro, livre de poluição. É por isso que o parque pode ser considerado como um importante amortizador da poluição da nossa região”.
Odi Silva afirmou ainda que a situação do parque é indefinida, faltando muitas ações em sua defesa e preservação, o que encoraja cada vez mais as iniciativas de depredação. A constatação de Odi Silva, ao final da mencionada reunião é que o Parque Balduíno Rambo precisa de ações concretas para a sua preservação, já que ele é, como diz Odi Silva, “um prestador de serviços ambientais”, atuando na despoluição do ar, interferindo, inclusive na manutenção de um clima melhor para a região metropolitana. Assim sendo, o grupo de trabalho a ser criado, segundo Odi Silva, precisará ter existência permanente, uma vez que, se medidas não forem tomadas para a preservação do parque, ele será perdido no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário