Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
GUERREIRO LIMA

O presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA Odi Silva ministrou uma palestra na Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima de Sapucaia do Sul. Estiveram presentes nesta atividade as professoras Patrícia Dutra, Cibele Xavier e o secretário da escola Roberto Gomes. A palestra foi ministrada para turmas de quartas, quintas e sextas séries.
Após a apresentação de um vídeo documentário sobre o arroio José Joaquim, intitulado “Arroio José Joaquim – Uma dádiva da narureza”, Odi Silva discorreu sobre as degradações ambientais ocorrentes na região metropolitana. Para o ambientalista a degradação e poluição das cidades, hoje, se devem ao seu crescimento demográfico vertiginoso e irregular. Atualmente, mais de noventa por cento das famílias que residem nas cidades da região metropolitana vieram do interior do estado. Lá, viviam de forma bastante diferente, não tendo os problemas da cidade grande. Os seus alimentos eram colhidos diretamente da fonte de produção, o que não necessitava de embalagens de plástico, que hoje constitui um problema bastante sério nas grandes cidades. Também, não havia o problema dos esgotos urbanos que temos hoje.
A grande migração do campo para a cidade ocorreu devido às mudanças econômicas que tornaram difícil a vida no campo em virtude do processo de industrialização. Para o palestrante, é uma necessidade que haja uma adaptação para que seja feita uma mudança de comportamento de quem hoje vive nas grandes cidades. Surge aqui a oportunidade para uma orientação do povo mediante educação ambiental. Para que este processo de educação seja eficaz, é de suma importância, conforme ressaltou Odi, o papel das crianças e dos jovens pelo fato de que são multiplicadores de conhecimento. Odi enfatizou, sobre isso que “os jovens são mais receptivos a uma mensagem de transformação e, por outro lado, são multiplicadores de idéias novas recebidas. Lá em sua casa, em sua família, junto a seus amigos, eles são multiplicadores dos novos desafios que as sociedades terão de enfrentar futuramente”.