Quarta Edição
Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA realizou no dia 22 de abril do ano de 2009, às 14:00h, a quarta edição do dia mundial da terra. O evento foi realizado na reserva Ecológica da Família Johann, praticamente no centro da cidade de Sapucaia do Sul.
Estiveram presentes as escolas estaduais: Gladis Rita Bratenback, Guianuba, escola municipal de Sapucaia do Sul Marechal bittencourt , escola municipal de Esteio Camilo Alves. Somando um total de 150 pessoas presentes entre estudantes, professoras e comunidade em geral.
A Socióloga Eliete Gomes da Metroplan foi convidada para ser palestrante do evento. Em sua palestra Eliete falou sobre os residos sólidos produzidos na cidade ainda hoje não tem um lugar apropriado para que sejam guardados e reciclados para serem aproveitados novamente e assim evitando que se espalhe novamente no meio ambiente. A socióloga apresentou uma dinâmica para que as crianças escrevessem em pequenos cartões e colassem em um mural que “ela chamou de mural das lamentações”, desta forma se pode ver o alto grau de conscientização das crianças em relação ao meio ambiente, então chegamos à conclusão que ainda existe esperança para que o mundo não seja tomado pela degradação concluiu Eliete Gomes.
Após a palestra os participantes foram fazer uma caminhada ecológica na reserva da família Johann e todos ficaram maravilhados que no centro da cidade praticamente existisse uma área tão preservada quanto está.
O presidente do CEA-SAPUCAIA falou sobre a quarta edição do dia mundial da terra dizendo que está atividade foi criada para que se refletisse um pouco mais o que está sendo feito com o nosso planeta terra. Deste jeito não da mais para continua, estamos acabando com o paraíso que DEUS deu ao ser humano para que ele vive-se bem. Estragamos a cada dia as riquezas existentes no globo terrestre como: água jogando diariamente grande quantidade de resíduos que vão para os arroios desta forma poluindo o nosso grande manancial de água que é o rio dos Sinos. Também degradamos as nossas matas que é o nosso pulmão verde amenizando a poluição do nosso ar. Precisamos ensinar as novas gerações que isto não pode continuar porque estamos destruindo o nosso paraíso.
Reflexões de Eliete Gomes sobre o planeta terra "a nossa mãe natureza"
Este circulo foi formado em homenage ao planeta terra, organizado pelo professor Maximilhano de Ávila da Escola Estadual Guianuba.
ABRAÇO AO LAGO