Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Festival de Pandorgas 8ª Edição ano de 2008







O Festival de Pandorgas consiste em um evento criado pelo CEA-SAPUCAIA no ano de 2000. Já em 2009, chegaremos à nona edição deste evento. A idéia de realização do Festival de Pandorgas visa a um encontro dos estudantes das escolas com a zona rural do município de Sapucaia do Sul. O evento ocorre todos os anos no leste do município na localidade próxima ao Morro do Chapéu.


Na zona urbana das cidades, o meio ambiente já possui uma degradação em andamento. Precisamos mostrar às crianças como é e qual a importância de uma área ecologicamente preservada para que as crianças façam uma comparação entre uma área preservada e o ambiente com o qual elas convivem. A natureza preservada é importante para uma boa qualidade de vida, pois é da natureza que vem a água pura que precisamos para viver além do ar que respiramos.
Neste evento, ocorre o concurso de pandorgas, no qual são escolhidas cinco pandorgas para cada categoria (infantil e juvenil), as quais recebem o Troféu Pandorga, oferecido pelo CEA-SAPUCAIA aos compenentes destes cinco primeiros lugares. Também neste dia é oferecido um Troféu Pandorga para cada um dos apoiadores do evento, em número máximo de dez apoiadores, como um reconhecimento pelo seu apoio.