Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

segunda-feira, 23 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO

No dia 22 de Março se comemora o dia mundial da água, neste ano de 2009 foi comemorado no no dia 23 que foi uma segunda-feira, neste dia se reuniram os alunos e professores das escolas
Camilo Alves de Esteio, Olária Dauth, APAE de Sapucaia do Sul e Hugo Guerdal além de estudantes do Rubem Dário. O presidente do CEA-SAPUCAIA Odi Silva falou da importância da água para a vida e mostrou aos presentes uma amostra de água da nascente do Arroio José Joaquim e disse: Como a água é pura na sua nascente e aqui no Rio do Sinos chega completamente poluída, pediu para todos que refletise sobre isso e lançou um concurso de redações e desenhos nas escolas sobre o Rio do Sinos que se estenderá o ano inteiro concluíndo-se em 16 de novembro quando se comemora o dia do Rio do Sinos. Precisamos trabalhar mais com os estudantes das nossas escolas para que este rio se torne mais conhecido e desta forma se cuide mais dele porque a melhora da qualidade da água depende de cada um de nós e isto começa por um conhecimento maior. Ninguem gosta daquilo que não conhece e este rio abastece 32 cidades do seu vale e durante seu curso se larga tudo que se é sugeira dentro dele( esgoto das cidades, lixo, movéis velhos, carcaças de automoveis e etc.), além de tudo isso se larga os famosos metais pesados(canceriginos), que depois de se diluirem na água não sai mais no tratamento. Quando abrimos a torneira na nossa casa junto com a água contém metais pesados que se depositam em nosso corpo resultando futuramente numa doença. Vamos pensar mais um pouco se não podemos fazer alguma coisa para amenizar este problema grávissimo.Quem sabe a nova geração que hoje se encontra nos bancos escolares refletisse mais sobre a importância deste rio.
Quem sabe no futuro poderemos ter uma água melhor.










Agradecemos o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul e seu Diretor João Carlos Jardim, a Fundação Zoobotânica-RS que nos cederam o espaço do pesqueiro para que se realiza-se está atividade.