Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 12 de março de 2009

REUNIÃO DO COMITESINOS NO DIA 12/03/09




Foi realizado hoje dia 12 de Março de 2009, a segunda reunião ordinária do Comite de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos(COMITESINOS). O encontro teve inicio às 14:00 na sala de seminários 01 da biblioteca da UNISINOS, além dos membros do comitesinos que estiveram presentes compareceram a esta reunião um grupo de pessoas do CEA-SAPUCAIA lideradas pelo seu presidente Odi Dias da Silva. O presidente do comitesinos Silvio Klein apresentou aos membros do plenário as orientaçõe sugiridas pela entidade para o licenciamento ambiental das obras da BR 448 ( rodovia do parque), que será apresentada a Fundação Estadual de Proteção Ambiental(FEPAM).




Então o presidente do comitesinos Sr. Silvio Klein disse que foi muito recebido na FEPAM e que dizeram para ele que primeira vez na história um comite de bácia estaria sendo ouvido no caso de liberação de uma obra que seria realizada, no caso se trata na liberação da BR 448 que ligará a cidade de Sapucaia do Sul a Porto Alegre tendo seu traçado as margens do rio dos sinos o que traria um grande impacto ambiental devido está ser uma região de banhados do rio dos sinos. Segundo seu relato, a FEPAM não deu nenhuma reposta afirmativa apenas disse que por a rodovia 448 ser uma obra de grande impacto ambiental ela terá que dar uma compensação.




O comite fez um pedido de revisão da portaria da FEPAM 074/07 que restringia obras que seriam realizadas na bacia do rio dos sinos .Esta região esta causando uma grande comtaminação nas águas deste rio que está com classe 4, então o presidente do comitesinos pediu que a portaria 074/07 para que fosse flexibilizada para que novos empreendimentos fosse posivel sua instalação, más a FEPAM não lhe deu resposta e disse que tinha que fazer um estudo já que ´de acordo com a resolução do CONAMA a água do rio dos sinos está com a classe 4 e por tanto já não serve para o consumo e para a pesca, logo é uma encoerencia se tiver autorização para novos empreendimentos na bacia do rio dos sinos segundo o presidente do CEA-SAPUCAIA.




Em palestra dada no comitesinos a biologa Patricia Zorzan disse que durante a mortandade dos peixes no rio do sinos em outubro de 2006 ocorreu entre os municipios de Sapucaia e Canoas. Logo em seguida foi feito um questionamento pelo presidente do CEA-SAPUCAIA que lhe disse: Que os peixes mortos foram retirados no pesqueiro em Sapucaia do Sul e sabemos que o rio corre em direção a Canoas e o lago Guaiba, como os peixes poderiam ter morridos entre as duas cidades se eles foram retirados antes. Na verdade os peixes morreram entre Novo Hamburgo e São Leopoldo e principalmente na foz do Arroio portão que fica no território de São Leopoldo antes de Sapucaia do Sul, logo chegamos a um conscenço pelos presentes, que os peixes tinham cidos morridos antes de Sapucaia do Sul.
.