Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

32ª ROMARIA DA TERRA







A Romaria da Terra consiste em um evento realizado no Pesqueiro, em Sapucaia do Sul, às margens do Rio dos Sinos. O objetivo deste evento constitui em um momento reflexão, no qual se congregam entidades civis e religiosas a fim de melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente em que vive, a partir de uma concepção espiritual/social voltada para a cidadania.

Neste ano de 2009, o evento atingiu a sua 32ª edição, ocorrida em Sapucaia do Sul, no dia 24 de fevereiro do corrente ano. Neste evento estiveram presentes autoridades políticas, religiosas, ambientalistas, lideranças de movimentos sociais e comunidades vindas das mais diversas partes do estado do Rio Grande do Sul.

A participação do CEA-SAPUCAIA se deu a partir da instalação de uma tenda na qual tivemos contato com a população presente, falando sobre a importãncia de cuidarmos mais de nossas águas, já que cada município que se fez presente neste evento, vive este problema em suas comunidades. O CEA-SAPUCAIA, neste dia, distribuiu folderes a respeito das atividades que costuma realizar, visando à edicação ambiental para a preservação do meio ambiente.

Nas últimas décadas assistimos a um deslocamento de pessoas das comunidades interioranas para a cidade. As cidades, por sua vez, não estavam preparadas para receber um contingente tão grande de pessoas. Ao mesmo tempo, essas pessoas também não estavam acostumadas a viver em aglomerados urbanos. Além do impacto ambiental deste deslocamento massivo, houve também o inchaço das cidades, sobretudo com a ocupação desordenada de margens de arroios e de rios, nos quais são jogados todo o esgotamento das moradias. Em geral, o esgotamento é levado para os rios, os quais são o único meio de abastecido de água das comunidades.

Com as aglomerações urbanas, surgiu o aumento da produção industrial, o que ocasionou um grande impacto sobre o meio ambiente, em especial na água e no ar. Há pesquisas que relatam que 60% das internações hospitalares têm como motivo doenças vindas da poluição da água. Além disso, as pesquisas têm mostrado um contínuo aumento de doenças pulmonares, provenientes da baixa qualidade do ar.

Assim sendo, a Romaria da Terra consiste em um importante momento de reflexão a respeito dos caminhos a serem tomados urgentemente. Nós os ambientalistas desejamos que seja efetivado o mais brevemente possível o saneamento ambiental nas cidades; isto envolveria o tratamento do lixo, do esgoto, o desenvolvimento da reciclagem dos resíduos urbanos e o incremento da educação ambiental nas cidades; desta forma, seria possível modificar o comportamento do ser humano para que seja amenizado o impacto ambiental nos aglomerados urbanos.



TROFÉU DESTAQUE AMBIENTAL







A idéia a respeito da criação do Troféu Destaque Ambiental surgiu no ano de 2000 por iniciativa de Odi Dias da Silva, atual presidente desta entidade. Consiste em um evento que premia anualmente todas as pessoas, órgão públicos e entidades que têm um trabalho voltado para o meio ambiente.

A primeira edição do evento foi possível apenas três anos após a sua concepção, ou seja no ano de 2003. Quando de sua concepção, o evento foi pensado como um ato de reconhecimento do CEA-SAPUCAIA para com pessoas, entidades, empresas e órgãos públicos que estivessem prestando uma contribuição em favor da defesa do Meio Ambiente. O reconhecimento desses "agraciados" serviria de modelo para que outros tivessem iniciativas semelhantes.

No ano de 2003, iniciava-se, pois, a primeira edição do Troféu Destaque Ambiental, a qual teve considerável êxito. A partir daí, vimos este trabalho crescer cada vez mais em importância de edição a edição. Nas edições seguintes, tivemos o prazer e o orgulho de assistir ao crescimento de grandes lideranças no trabalho de defesa da causa ambiental. Dentre estes, contam-se professores, estudantes, autoridades públicas, empresários e associações.

O Destaque Ambiental é um evento anual que ocorre sempre no dia cinco de junho, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Com a aproximação desta data, o conselho deliberativo do CEA-SAPUCAIA se reúne para indicar possíveis agraciados, dos quais são solicitados dados a respeito de seu trabalho, sobretudo na área de meio ambiente.

O atual presidente do CEA-SAPUCAIA, Odi Dias da Silva, considera que "é muito agradável quando se realiza uma atividade durante algum tempo e começamos a perceber concretamente os resultados positivos que proporcionou essa iniciativa cuja idéia tivemos lá no ano de 2000". Odi Silva, considera ainda que "a cada edição, este evento atinge uma importância ainda maior, como se nós estivéssemos entregando a a cada agraciado um certificado de grandes serviços prestados para com o meio ambiente".