Cea-Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA é uma entidade civil sem fins lucrativos. Esta entidade surgiu da iniciativa de pessoas voluntárias que tinham o desejo de interagir melhor em sua comunidade no sentido de que as muitas agressões ao meio ambiente pudessem ser evitadas. O CEA-SAPUCAIA Tem como objetivo primordial a educação ambiental e, também, procurar identificar as agressões ao meio ambiente junto às autoridades para que estas tomem as atitudes necessárias.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CEA-SAPUCAIA PARTICIPA DA QUARTA CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE

A cidade de Esteio sediará a quarta conferência de meio ambiente a ocorrer na Casa de Cultura da referida cidade no dia 06 de outubro do corrente ano. A atividade terá início às 13:00 da tarde e se estenderá até as 17h.
Várias palestras estão programadas para serem apresentadas durante o andamento da conferência. Durante o evento, ocorrerá uma exposição de painéis, abordando o uso de energias alternativas e outras pesquisas. A comissão organizadora da conferência será presidida por Manoel Erci dos Santos, integrante do Conselho de Meio Ambiente (COMAM) da cidade de Esteio.
O presidente do Centro de Estudos Ambientais CEA-SAPUCAIA Odi Silva fará uma palestra durante o andamento das atividades da conferência. Nesta palestra, o ambientalista abordará a importância da preservação de mananciais de água existentes nos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Odi Silva, que possui um extenso trabalho de defesa do meio ambiente abordará a questão da poluição do Rio dos Sinos, enfatizando que, se o rio se encontra poluído, muito dessa poluição é recebida de seus afluentes.
Com efeito, os arroios são os contribuintes do Rio dos Sinos em volume de água. Este rio, desde a sua nascente, recebe a contribuição de vários arroios em seu curso. São eles que abastecem o rio. Também são importantes os banhados, pela sua função de colaboradores do volume de água dos arroios para estes o levarem para o rio.
Odi Silva costuma comentar em suas palestras sobre os mananciais de água que, se as nascentes e banhados secarem, há uma grande probabilidade de o Rio dos Sinos morrer, tendo em vista que não terá o auxílio dos afluentes para manter o seu nível de maneira satisfatória, o que tornará crítica a situação de abastecimento de água nas cidades. Por isso, Odi Silva enfatiza que devemos cuidar das nascentes e dos banhados para que as suas águas continuem abastecendo o rio dos Sinos para que ele possa continuar fornecendo este líquido tão precioso que é sua água para as cidades de seu curso.
PROGRAMAÇÃO
ÀS 13:00 ABERTURA
14:00 PALESTRAS DE POLITICA PUBLICA
15:00 DOCUMENTÁRIO DOS MANANCIAIS (ODI SILVA)
15:20 QUALIDADE DA ÁGUA DO MUNICIPIO DE ESTEIO

Um comentário:

  1. Convite aos sapucaienses e esteienses a visitarem o link sobre o TRENSURB
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=TRENSURB

    ResponderExcluir